quarta-feira, 20 de março de 2013

Contando calorias

Estou muito feliz com mais essa parceria no blog, tenho certeza que vocês vão gostar muito dos posts!! Afinal estamos sempre em busca de uma vida saudável, e dicas de uma expert são sempre bem vindas, não é mesmo??? A Luiza é uma amiga querida e super profissional!!!


É a minha primeira vez, então gostaria de me apresentar:meu nome é Luiza Miranda Campos, sou nutricionista esportiva, de Belo Horizonte,  e moro em Lagoa há quase um ano (e amo essa cidade!).Administro as lojas de suplementos Vida Ativa aqui em Lagoa, Nova Serrana, Arcos e Santo Antônio do Monte junto ao meu marido, o Chicão, também nutricionista! Atendo em consultório aqui, em uma academia em Arcos, em outra em BH, e faço alguns atendimentos domiciliares nessas 5 cidades.
Espero, em minhas passagens pelo blog, poder acrescentar um pouco de saúde, esporte e boas dicas pra levar a vida mais leve!





A nutrição é um tema muito presente na vida de qualquer pessoa. Onde quer que eu esteja, é só descobrirem minha profissão para surgir alguém com alguma dúvida, querendo saber o que pode ou não pode comer, ou quantas calorias tem isso ou aquilo. Essa é a dúvida mais presente, e o que mais vejo são pessoas que querem emagrecer preocupadas sempre com elas: As calorias. Aliás, eu detesto calorias... Não me refiro a alimentos calóricos ou que me preocupo se como muitas ou poucas delas.  Muito pelo contrário. O importante não é só a quantidade, mas principalmente a qualidade das calorias que ingerimos.  Então a minha primeira dica aqui, principalmente pra aquelas mulheres que vivem de dieta e em uma eterna briga com a balança (acho que TODAS): parem de se preocupar com o valor calórico de um alimento e passem a se preocupar “de onde” vem as calorias dele!

Para começar, aprenda ler rótulos: ao pegar um alimento, ao invés de ir direto ao valor calórico ou energético, passe primeiro pelos ingredientes.  Lembre-se sempre que os ingredientes vêm em ordem decrescente, então o primeiro que aparece é o que tem em maior quantidade naquele alimento. Então do que vale tomar um suco de uva (de caixinha) se a uva é o que menos tem dentro da caixa? E do que vale comer um alimento “diet” se o que mais tiver nele for óleo, gordura... E é mais ou menos assim.

Antes de se preocupar em comer um delicioso abacate por ele ser muito “gorduroso” saiba que ele te trará muito mais benefícios que o refri zero com bolacha industrializada, mesmo que a segunda opção for bem menos calórica.
Precisamos nos preocupar com a funcionalidade dos alimentos e com a importância que ele terá pra nossa saúde e para o funcionamento do nosso metabolismo, muito mais que com a quantidade de calor ele transmitirá pro nosso corpo.




Acredite. Saber o que devemos ou não comer para melhorar a saúde, emagrecer, ou melhorar sintomas, vai muito além de simplesmente contar calorias. Neste caso, nem sempre menos é mais!

Até a próxima e espero que tenham gostado!! Se tiverem alguma dúvida ou sugestão de assuntos para os próximos posts, basta deixar um comentário, ok??




Colaboradora Luiza Campos















Um comentário:

  1. É um prazer colaborar com esse blog! Estou felicíssima com o convite e espero que gostem das dicas!
    Estou disponível para duvidas quando precisarem!
    Um beijo

    ResponderExcluir