quinta-feira, 11 de abril de 2013

A sala de estar


Bom, acredito que muitas de vocês ainda não me conhecem! ! Então, deixa eu me apresentar primeiro! Meu nome é Camila, sou arquiteta e urbanista e irmã da Aline.
Atualmente trabalho e moro em Itaúna, cidade em que nasci e me formei.

No primeiro post que separei para vocês, escolhi falar um pouco sobre um dos espaços que tendem a ser um dos mais acolhedores e frequentados da casa: a sala de estar!  Hoje em especial escolhi falar sobre dicas de como aumenta-lá!!

Antes de qualquer coisa, gostaria de deixar uma dica para quem se preocupa em ter uma sala montada, bem capa de revista: a decoração acima de tudo tem que ser “a cara” de quem mora na casa, além do conforto,que também é essencial! Para mim, sala de estar tem que ser sinônimo de comodidade, não é mesmo?!

Dica 01: O Branco

A primeira dica para quem deseja um ambiente ampliado é deixar o ambiente claro. As paredes brancas ajudam a ampliar o cômodo, assim como os móveis podem seguir a mesma linha de tons suaves, enquanto o colorido fica a cargo dos objetos decorativos. Mas cuidado para não tornar a sala monótona ou fria demais!

Agora, se você deseja realçar o ambiente com uma cor diferente, o ideal é valorizar somente uma das paredes da sala. Mas cuidado, cores escuras demais tendem a fechar o ambiente e tornando-os visualmente menores do que são. 

Dica 02: Proporção

Normalmente as pessoas tentam colocar mais móveis que o desejável em um pequeno espaço.  Procurem trabalhar com peças proporcionais, sempre deixando livre a área de circulação e utilize cada cantinho da melhor maneira possível! Móveis demais atrapalham na circulação e nesse caso o “menos é mais”! Outra dica para os móveis, é fazê-los verticais, dessa forma crescemos as paredes, além de conseguir organizar todos os “badulaques”.

Dica 03:  Listras

Nesse caso, as listras dos tapetes alongam o espaço da sala de estar. Se a sala for muito pequena, é melhor que a sala esteja com as paredes brancas e as listras do tapete um pouco mais finas!

Dica 04: Integração dos espaços

Essa eu particularmente amo!!  A integração dos espaços, ou seja, a não utilização de uma parede como divisão, dá a impressão que o espaço é maior do que realmente é!

Por exemplo: cozinha e sala, cozinha e área de serviço e por ai vai!

O importante é utilizar cada espaço da casa mantendo a decoração sempre prática, simples e com a sua identidade!


Vê se não dá vontade de pular nesse espaço super aconchegante!! Nesta foto, detalhe para os móveis claros e o detalhe para os objetos decorativos coloridos, que são um charme! Aqui a parede escura é definida como um painel para a TV, e destacando também as prateleiras em branco! É possível notar também a integração dos ambientes, entre sala de jantar e estar.


Uma dica legal é usar espelhos, eles dão a impressão de um ambiente maior! Aqui nesta sala, ele foi usado na parede em frente a TV. É interessante usar cortinas que deixam aparecer as janelas ou portas, dando uma maior leveza ao ambiente.


Nesta foto, o tom mais escuro ficou por conta do tapete! Já móveis e paredes completamente brancos!


Prefira móveis mais altos para organizar objetos!

Bom gente, é isso! Algum assunto especial que desejam saber para o próximo post?!
Obrigada pelo convite, amei compartilhar minha maior paixão que é a arquitetura!!
E quando precisarem de arquiteta, é só me procurar!! Rsrs
Beijos













Nenhum comentário:

Postar um comentário