quinta-feira, 11 de abril de 2013

Carboidrato à noite, pode?


Você já deve ter ouvido falar que não comer carboidrato a noite pode ser uma atitude decisiva no resultado da sua dieta, não já? E é verdade!

Pra começar, vamos esclarecer que nutriente é esse: o carboidrato é o principal nutriente responsável pelo fornecimento de energia para nossas células. É o nutriente mais abundante em nossa alimentação, e como regra geral, deve constituir 60 a 70% da nossa ingestão diária! Podem ser simples ou complexos, que são os integrais, fonte de fibras que regulam o funcionamento intestinal juntamente com a água, melhoram a defesa do organismo, controlam açúcar e gorduras no sangue, e ainda, aumentam a sensação de saciedade. São as melhores escolhas , salvo em situações específicas como logo antes da atividade física!

As fontes de carboidrato são: arroz, pães, cereais, batata, mandioca, milho, bolos, biscoitos, frutas, etc.

Mas por que não consumi-lo a noite? Diferente do que muita gente pensa, não é porque vamos dormir logo depois e ficar em repouso e ele será estocado : isso pode acontecer com qualquer nutriente em excesso.

 O carboidrato deve ser evitado no período da noite por uma questão hormonal. Toda vez que consumimos carboidratos, nosso organismo (em seu funcionamento normal) produz um hormônio chamado insulina, responsável por levar a glicose (produto final do metabolismo de todos os tipos de carboidratos) pra dentro da nossas células. Este mesmo hormônio quando produzido, inibe um outro hormônio, o GH (hormônio do crescimento), que tem seu pico de produção durante o sono, e grande responsabilidade sobre perda de peso e ganho de massa. Se ele é inibido, essas suas funções são prejudicadas.
Simples assim!

Mas o que comer à noite que não tenha carboidrato?

Com criatividade, existem muitas opções: carnes, ovos, peixes, saladas, e preparações com esses alimentos de formas variadas!


Hoje trouxe pra vocês 2 opções bem diferentes: uma doce e outra salgada!

A primeira é um omelete recheado de patê de frango com pimenta biquinho! Fiz na omeleteira (minha melhor compra dos últimos tempos) com auxilio do batedor de ovos que vem com o mixer Walita (minha segunda melhor compra!)

Ingredientes:

Massa:

- 2 claras

- 1 gema

- 1 col. de sopa de leite baixa lactose Camponesa Embaré (o leite faz a massa do omelete ficar mais fofa, mas é só uma colher para cada omelete)

- 1 col. de sobremesa de cebola desidratada

- 1 pitada de sal

Recheio:

- 2 col. de sopa de frango desfiado

- 3 pimentas biquinho

- 1 col. de sopa de queijo cottage

- 1 col. de sobremesa de alho desidratado

- 1 col. de sopa de aceto balsâmico

Preparo:

Bata no batedor de ovos os ingredientes da massa. Reserve. Bata no processador os ingredientes doo recheio. Coloque a massa na omeleteira. Coloque 1 col. de sopa de recheio, e com ajuda de uma colher, cubra o recheio com a massa. Aguarde uns minutinhos e... Pronto! Delicie-se!




Sorvete de Whey Protein 

Ingredientes:

- 5 claras de ovo

- 1 dose de whey protein de 30g do sabor de sua preferência (whey protein, para os que não conhecerm, é um suplemento de proteína de absorção rápida retirada do soro do leite. Detalhamos melhor em um próximo post!)

- 1 sachê de gelatina diet do sabor de sua preferência (que combine com a whey)

Bata as claras em neve. Vagarosamente vá acrescentando a gelatina e a whey protein e batendo. Coloque em uma vasilha e leve ao congelador até tomar consistência de sorvete! Delicie-se sem sair da dieta!




Nas fotos usei

1 -As claras,  gelatina de maracujá e whey protein de mousse de maracujá da Solaris. Pra dar um toque especial, usei uma colher de farinha integral de coco ( quem também não tem carboidrato!)

2 – As claras,gelatina sem sabor + 2 sachês de adoçante sucralose Línea e whey de chocolate Syngex





Postado por:



Um comentário:

  1. Super amei as dicas Luiza. parabens Aline somente convidados incríveis, estou adorando o blog. beijos

    ResponderExcluir